Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/1993b0842c4dacae3bedd6cdc2f31ea5.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/921a62591443af910a3b3c531b9daf57.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/2670b760123798e217a0ca4708d105b3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/e0abc8037c9f4f71a8554f0d870ec5bd.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/25d1df4203561faa7205e833e4815a15.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/034f9f2761de1b4f49825a6793ce6dd5.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/db1ec04db8e07ecb9b33c52b2e48b8c9.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/2e73b577229057a4e1b1f5b116b356cb.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/d29e4c3883e3da42ad0face4fb0af151.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/62617e6b5b1ada83b461fa8af6521909.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/249279/slider/69bf91e069111910428392692502dc31.jpg
Lula assina contratos para retomar obra em fábrica de fertilizantes
Empreendimento da Petrobras receberá R$ 5 bilhões em investimentos
Agência Brasil - Por Paula Laboissière
Publicado em 25/06/2026 17:42
Econômica
© Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (25) os contratos para a conclusão da planta da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A unidade integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve receber investimentos de mais de R$ 5 bilhões para ser concluída.

Paralisada desde 2015, a unidade teve sua retomada confirmada pela Petrobras após nova reavaliação técnica e econômica que atestou a viabilidade do projeto. 

“Agora vai. Era pra ter começado bem antes”, avaliou Lula durante a cerimônia.

“Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países. É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”, completou o presidente.

Em nota, o Palácio do Planalto afirma que o empreendimento é considerado estratégico para ampliar a produção nacional de fertilizantes, fortalecer a segurança alimentar e reduzir a dependência externa do país.

“Quando entrar em operação comercial, prevista para 2029, a unidade terá capacidade para produzir 3,6 mil toneladas diárias de ureia granulada e 2,2 mil toneladas diárias de amônia, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda nacional pelo insumo”, informa o Palácio do Planalto na nota.

Ainda de acordo com o Planalto, a localização da fábrica é considerada estratégica, já que o Centro-Oeste responde por cerca de 40% da demanda brasileira de ureia, impulsionada, sobretudo, pelas culturas de milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens.

“A proximidade da unidade com importantes polos produtores agrícolas deve ampliar a confiabilidade do abastecimento e reduzir custos logísticos para produtores rurais, especialmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo”, destaca o comunicado.

Atualmente, a carteira de fertilizantes da Petrobras no Novo PAC reúne quatro unidades: Fafen-BA, Fafen-SE, ANSA e UFN-III. 

“Com a entrada em operação dessas plantas, a estatal projeta atender cerca de 35% do mercado nacional de ureia até 2029. Antes da retomada das fábricas, 100% da ureia consumida no país era importada”, informa a nota do Palácio do Planalto.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Agência Brasil.
Comentários